O projeto “Círcula Sesc – Artistas Gaúchos pelo Brasil”, promovido pelo Sesc, é uma importante iniciativa de apoio ao setor cultural do Rio Grande do Sul, especialmente após as diversas enchentes que atingiram o estado entre abril e maio deste ano. Nesta quarta-feira (27), às 20h, o Teatro Sesc Centro, em Goiânia, será palco do espetáculo “Bom pra Cachorro – Circo Teatro do Abelardo”, que integra a programação nacional do projeto.
A peça “Bom pra Cachorro – Circo Teatro do Abelardo” promete entreter o público com uma história repleta de humor e criatividade. Inspirado na vida dos artistas circenses brasileiros, o espetáculo mostra um caminhonete atolada na estrada, enquanto dois ajudantes tentam liberá-la. Nesse cenário, o cachorro Abelardo lidera um show de variedades onde bonecos de pelúcia, brinquedos e objetos ganham vida como atrações inusitadas, como a pulga Patrícia Peralta e o coelho Renato Aéreo.
Criado para contribuir para a retomada das atividades culturais nos municípios gaúchos, o “Circula Sesc” percorreu mais de 30 cidades em 18 estados até o final de 2024. Uma programação foi elaborada com focos em artistas de localidades que decretaram estado de calamidade pública em decorrência das enchentes. Segundo Luciana Stello, gerente de Cultura do Sesc/RS, “A programação do ‘Circula Sesc – Artistas Gaúchos pelo Brasil’ foi montada através de uma convocação pública voltada, exclusivamente, para artistas de municípios que decretaram calamidade pública em razão das enchentes que assolaram o nosso estado este ano”, explica.
A Circula Sesc é realizada pelo Sesc no Rio Grande do Sul em parceria com o Departamento Nacional da instituição e conta com apoio dos Departamentos Regionais de vários estados. “A realização do Circula Sesc só é possível a partir do trabalho integrado que o Sesc desenvolve em todo o país. Nosso objetivo principal é abrir espaço para receber o trabalho de profissionais que tiveram grandes perdas materiais e ainda hoje sofrem com as consequências das enchentes em suas cidades, como a suspensão de espetáculos e a falta de perspectivas para novos trabalhos. Contribuímos dessa forma não só com a cadeia produtiva da área de cultura local, como também para a valorização desses artistas e difusão da produção nacional”, explica a diretora de Programas Sociais do Sesc, Janaina Cunha.
Entre os grupos e artistas selecionados estão representantes de municípios gaúchos como Bento Gonçalves, Cachoeirinha, Canoas, Encantado, Pelotas e Porto Alegre. O circuito abrange o Distrito Federal e estados como Tocantins, Acre, Maranhão, Paraíba e São Paulo, entre outros. O processo seletivo contou com o apoio de entidades como o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, o SatedRS, a Câmara Rio-grandense do Livro e o Museu da Cultura Hip Hop do Rio Grande do Sul.
“Bom pra cachorro – Circo teatro do Abelardo”
Artista: Caixa do Elefante Teatro de Bonecos
Dia: 27/11
Horário: 20h
Local: Teatro Sesc Centro
Receba as principais notícias diariamente em seu celular. Entre no canal de WhatsApp do portal Gazeta Culturismo clicando aqui.
Jornalista com pós-graduação em Comunicação Organizacional e especialista em Cultura, Arte e Entretenimento. Com ampla experiência em assessoria de imprensa para eventos, também compôs redações de vários veículos de comunicação. Já atuou como agente de viagens e agora se aventura no cinema como roteirista e diretora de animação.
Copyright © 2024 // Todos os direitos reservados.