SUS: Goiânia anuncia agendamento de consultas médicas via APP e expansão do SAMU

Ferramenta promete agilizar e facilitar processos

SUS Goiânia anuncia agendamento de consultas médicas via APP e expande atuação do SAMU

As consultas médicas em unidades municipais de saúde de Goiânia terão agendamento via aplicativo Prefeitura 24h. A ferramenta foi anunciada pelo prefeito Sandro Mabel, com o lançamento do Mais Saúde Goiânia.

Com foco em ampliar o acesso da população aos serviços básicos de saúde, o sistema permite marcar consultas com clínico geral, pediatra, ginecologista e cirurgião dentista na rede de atenção primária do município. A estrutura reúne mais de 100 unidades e concentra a porta de entrada para o atendimento público. A oferta atual chega a cerca de 28 mil consultas mensais, segundo dados da gestão.

Com a plataforma, a prefeitura pretende reduzir filas nas unidades de saúde e facilitar o planejamento das equipes. A aposta é que a digitalização aumente a adesão dos usuários e distribua a demanda de agendamento de consultas em Goiânia ao longo do mês.

SAMU também terá ampliação em Goiânia

Enquanto lança o novo serviço, a gestão destaca avanços no SAMU Goiânia. Entre janeiro e outubro de 2025, o atendimento pré-hospitalar registrou crescimento de 22,7% na capacidade operacional, somando 41.883 ocorrências. Foram sete mil a mais que no mesmo período de 2024, após mudanças estruturais implementadas pelo município.

O salto foi impulsionado pela renovação da frota, recomposição das equipes e adoção de protocolos que aceleram o retorno das ambulâncias aos pontos de apoio. “Recebemos o Samu com um grande déficit de recursos humanos. Nós contratamos credenciados, melhoramos as condições de trabalho e conseguimos atrair servidores efetivos, recompondo as equipes assistenciais. Hoje estamos com 521 servidores”, explica o secretário municipal de Saúde, Luiz Pellizzer.

A Secretaria Municipal de Saúde também locou 16 ambulâncias, articula com o Ministério da Saúde a compra de um veículo próprio e revisou procedimentos internos para otimizar a rotina operacional. Outra iniciativa foi a reestruturação do Núcleo de Educação Permanente, que passou a oferecer capacitações, cursos, atualizações e workshops para profissionais do atendimento pré-hospitalar.

O Samu Goiânia funciona dia e noite e cobre inclusive áreas remotas. “Temos muito orgulho em entregar um serviço que funciona 24 horas por dia, inclusive em áreas remotas ou de difícil acesso, garantindo o direito à saúde para toda a população”, destaca a coordenadora do Samu Goiânia, Jacqueline Leão.

O acionamento é gratuito pelo número 192, via celular ou telefone fixo. A triagem inicial é feita pelos atendentes, e depois a ligação segue para o médico regulador, responsável pelas orientações e pelo envio da ambulância adequada.

As unidades operam em 11 pontos estratégicos da cidade para reduzir o tempo entre o chamado e o encaminhamento ao hospital de referência. O serviço deve ser solicitado em situações como queimaduras graves, trabalho de parto de alto risco, suspeita de infarto ou AVC, convulsões, afogamentos, choques elétricos e acidentes de trânsito com vítimas.

Receba as principais notícias diariamente em seu celular. Entre no canal de WhatsApp do portal Gazeta Culturismo clicando aqui.


Copyright © 2024 // Todos os direitos reservados.