Teatro Sesc Centro recebe espetáculos sobre Shakespeare e José Saramago

Ingressos custam a partir de R$ 11

Espetáculos acontecem no Sesc Centro, em Goiânia (Foto: divulgação)

A peça “Hamlet Cancelado”, escrita por Flávio Tonnetti e Vinícius Piedade, será apresentada nesta terça-feira (8) no Teatro Sesc Centro, às 20h. Com ingressos acessíveis a partir de R$ 11, disponíveis na plataforma Sympla, o espetáculo é uma obra livremente inspirada em William Shakespeare. A trama gira em torno de uma figurante de uma grande montagem de “Hamlet”, que, ao ver o cancelamento da produção em que sonhava participar, decide criar sua própria versão do clássico, utilizando fragmentos de textos originais, cenários inacabados e pedaços de figurinos . Seu objetivo é entregar ao público uma versão pessoal e única que considera a maior obra teatral de todos os tempos.

O protagonista, um ator que conseguiu o papel de figurante, se envolve profundamente na produção, a ponto de ganhar um papel de falante, ainda que fosse uma única linha. Para ele, esse momento marca o auge de sua carreira emergente. No entanto, seus sonhos são frustrados com o cancelamento da peça, por razões que ele especula, como brigas internacionais, censura, falta de patrocínio, pandemia e até desentendimentos entre o diretor e a equipe. O espetáculo oferece uma visão introspectiva sobre a busca incansável por reconhecimento e o desejo de se dedicar plenamente à carreira artística.

Na quarta-feira (9), também às 20h, o palco será realizado pelo solo “Provavelmente Saramago”, cujos ingressos também podem ser adquiridos via Sympla. Nesta montagem, um ator, frustrado após ser preterido em um teste para um filme sobre o escritor José Saramago, decide criar uma peça de teatro. Ao longo da apresentação, ele compartilha com o público suas reflexões sobre a vida e obra do renomado autor, entrelaçando momentos de decepção e interpretações de alguns dos romances mais célebres de Saramago. A peça se transforma em um espelho entre ficção e realidade, onde o ator revisita suas próprias ideias e sentimentos sobre o autor, criando um jogo de interpretação que reflete sua admiração e questionamento sobre a obra.

Entre o documental e o ficcional, Vinícius Piedade (Brasil) e Paulo Campos dos Reis (Portugal), ambos atores e dramaturgos, conduzem um diálogo com a obra de Saramago, buscando refletir e problematizar como sua recepção se dá nos dias atuais. A peça questiona: como nos posicionamos como artistas e cidadãos frente à visão de mundo e convicções de Saramago?

A montagem traz à tona o tema da resiliência na criação artística, ao destacar que o reconhecimento de Saramago como romancista só veio após os 60 anos de idade. Além disso, valoriza aspectos de sua “biografia extraordinária ordinária” e aborda a incompletude e intimidação do autor, indicando que Saramago será tanto maior quanto menor para uma tentativa de fixá-lo em uma imagem definitiva. Cada leitor, por sua própria percepção, é convidado a encontrar o seu próprio Saramago.

Uma peça ainda faz eco à célebre reflexão do autor: “A história não é apenas selecionada, é também discriminatória… desprezar todo o resto, onde talvez se encontre a verdadeira explicação dos fatos, das coisas, da puta da realidade.” E conclui, com humor: “Vale mais ser romancista, ficcionista, mentiroso.” Ou, como propõe o espetáculo, talvez seja melhor ser ator.


Espetáculo: “Hamlet Cancelado”
Dia:
08/10
Horário: 20h
Local: Teatro Sesc Centro
Ingressos: https://www.sympla.com.br/evento/espetaculo-hamlet-cancelado/2654219?referrer=www.sescgo.com.br

Espetáculo: “Provavelmente Saramago”
Dia: 09/10/24
Horário: 20h
Local: Teatro Sesc Centro
Ingressos: https://www.sympla.com.br/evento/espetaculo-provavelmente-saramago/2654234?referrer=www.sescgo.com.br


Autor: Pollyana Cicatelli

Jornalista com pós-graduação em Comunicação Organizacional e especialista em Cultura, Arte e Entretenimento. Com ampla experiência em assessoria de imprensa para eventos, também compôs redações de vários veículos de comunicação. Já atuou como agente de viagens e agora se aventura no cinema como roteirista e diretora de animação.

Copyright © 2024 // Todos os direitos reservados.