Turismo 60+: brasileiros redescobrem o prazer de viajar após os 60 anos e movimentam o setor

Nicho cresce no Brasil e inspira pessoas em busca de experiências transformadoras

Turismo 60+ brasileiros redescobrem o prazer de viajar após os 60 anos e movimentam o setor

O turismo voltado para a terceira idade cresce de forma acelerada no Brasil e conquista cada vez mais espaço entre viajantes 60+. Saudáveis, ativos e dispostos a viver novas experiências, eles buscam roteiros que unam conforto, bem-estar e cultura. O crescimento desse mercado mostra que viajar após os 60 anos pode ser a melhor fase para explorar o mundo, com mais tempo e um olhar mais maduro sobre o que realmente importa.

Na capital gaúcha, a franqueada Rosane Papaléo Freire, da Clube Turismo (Home Office Prime), se tornou exemplo de como empreender nessa fase da vida pode transformar histórias. Professora universitária aposentada da área da saúde, ela descobriu no turismo um caminho para unir realização pessoal e profissional.

O gosto por viagens foi inspirado por seu pai Ibsen e nasceu ainda na infância, conta Rosane. “O amor por viagens foi algo que transmiti também para o meu filho Marcel, meu sócio na franquia. Já visitei 27 países e quero conhecer tudo que me for permitido nessa caminhada”, relata.

WhatsApp-Image-2025-08-19-at-09.35.36
Rosane Papaléo Freire, empreendedora aos 64 anos (Foto: Divulgação)

Empreender depois dos 50: um recomeço que inspira

A decisão de investir em turismo surgiu em 2018, quando Rosane tinha 57 anos e se aproximava da aposentadoria. O filho já fazia parte da Clube Turismo, e a possibilidade de unir família e carreira tornou-se uma escolha natural. “Trabalhar em família, organizar meus horários e continuar ativa depois de 30 anos de vida acadêmica foi minha grande motivação. Não pensei, em momento algum, em parar”, afirma.

Para ela, a maturidade traz vantagens que refletem diretamente no atendimento ao cliente. A experiência de vida e a sensibilidade para compreender diferentes perfis permitem oferecer um serviço mais humano e personalizado. “Os anos vividos nos permitem ver o mundo de forma mais ampla e profunda, mas também com mais leveza. Minha capacidade de observação e intuição se potencializaram muito, e isso reflete diretamente no trabalho”, destaca.

Entre os viajantes com mais de 60 anos, os destinos favoritos incluem roteiros culturais e históricos, como cidades de Minas Gerais e regiões da Europa com legado artístico. O formato mais procurado é o chamado “turismo lento”, que privilegia viagens em grupo e dá mais tempo para aproveitar cada experiência. “Segurança, acessibilidade e atenção ao ritmo de cada viajante são cuidados essenciais na montagem de roteiros para esse perfil”, explica Rosane.

WhatsApp-Image-2025-08-19-at-09.35.37
Grupo de viagem 60+ (Foto: Divulgação)

Mercado do turismo 60+ continua em expansão

A CEO da Clube Turismo, Ana Virgínia Falcão, reforça a importância desse segmento no Brasil. “O turismo 60+ é um dos nichos que mais crescem no Brasil. Essa geração está mais ativa, com independência financeira e desejo de aproveitar a vida. É um público que valoriza atendimento personalizado, conforto e experiências com significado – e que se torna extremamente fiel às agências que sabem entender suas necessidades”.

Atualmente, Rosane integra o Conselho Consultivo da rede e foi reconduzida para a gestão 2025-2027. A empreendedora também compartilha um conselho a quem deseja iniciar uma nova trajetória após os 60: “identifique suas habilidades, confie no valor da sua trajetória e escolha algo que lhe dê prazer. Acredite que você pode. E nunca se deixe limitar pelo etarismo – envelhecer faz parte da vida, e não é obstáculo para realizar sonhos”.

Receba as principais notícias diariamente em seu celular. Entre no canal de WhatsApp do portal Gazeta Culturismo clicando aqui.


Luanna Mendes
Autor: Luanna Mendes

Apaixonada por jornalismo musical, ambiental e político, tem interesse por diferentes culturas e idiomas. Além da redação, é também fascinada por fotografia e pelo universo do entretenimento da Coreia do Sul. Com pautas focadas no mundo da arte, do entretenimento e da cultura pop asiática, busca trazer leveza ao caos do dia a dia, além de promover o acesso à informação e gerar oportunidades para todos.

Copyright © 2024 // Todos os direitos reservados.