Professor de Turismo dá dicas para visitantes evitarem problemas durante a viagem
A política anti-imigração adotada pelo governo de Donald Trump nos Estados Unidos levantou questionamentos entre brasileiros que planejam visitar o país. Com medidas mais rígidas contra imigrantes ilegais, muitos se perguntam se os turistas também serão afetados. No entanto, especialistas garantem que, para quem segue as regras, não há motivos para preocupação durante a viagem.
De acordo com Rodrigo Borsatto da Silva, coordenador do curso de Gestão em Turismo da UNIASSELVI, as ações do governo norte-americano são focadas principalmente no controle de entradas irregulares. “É compreensível que algumas pessoas possam estar preocupadas com o impacto das políticas de imigração dos Estados Unidos na obtenção de vistos para visitantes. Embora o governo dos EUA tenha adotado medidas mais rigorosas contra a imigração ilegal, essas ações são direcionadas principalmente ao controle de entradas irregulares ao país. Ou seja, para turistas e viajantes que seguem os procedimentos legais, não há com o que se preocupar”, explica.
Apesar do clima de tensão em torno da imigração ilegal, os números mostram que o fluxo de turistas brasileiros para os Estados Unidos permanece estável. Segundo dados da Revista Panrotas, aproximadamente 1,9 milhão de brasileiros visitaram o país em 2024, mantendo o Brasil como o quarto maior emissor de visitantes internacionais para os EUA.
Rodrigo Borsatto acredita que a situação dos imigrantes ilegais não deve impactar os planos de viagem dos brasileiros. “Sabe-se que os brasileiros possuem preferências pelos parques da Disney de Orlando, Nova York, São Francisco e Las Vegas, e não acho que os planos de viagem serão prorrogados”, afirma.
Rodrigo Borsatto reforça a importância de se informar corretamente antes de viajar. “Para aqueles que desejam visitar os Estados Unidos a turismo ou negócios, seguindo os procedimentos legais e atendendo aos requisitos estabelecidos, não há qualquer impedimento e desconforto. Claro que cabe lembrar da ‘política da boa vizinhança’: respeitar o lugar que estamos visitando e apreciar com tranquilidade aquilo que nos propomos a fazer. Por fim, é importante consultar fontes oficiais, como o site da Embaixada ou Consulado dos EUA, para obter informações atualizadas antes de planejar a viagem.”
Receba as principais notícias diariamente em seu celular. Entre no canal de WhatsApp do portal Gazeta Culturismo clicando aqui.
Jornalista pós-graduada em Comunicação Organizacional e especialista em Cultura, Arte e Entretenimento. Com ampla experiência em assessoria de imprensa para eventos, também compôs redações de vários veículos de comunicação. Já atuou como agente de viagens e agora se aventura no cinema como roteirista de animação.
Copyright © 2024 // Todos os direitos reservados.