Veja como evitar golpes ao reservar hospedagem online

Dicas podem ser valiosas para evitar dores de cabeça na viagem

Dicas são valiosas para evitar golpes em viagens adquiridas pela internet (Foto: Airbnb )

Com a proximidade das festas de fim de ano, cresce a busca por estadias temporárias e, consequentemente, os riscos de golpes online. Para ajudar viajantes a planejarem férias com mais
segurança, o Airbnb, em parceria com a Associação Internacional de Investigadores de Crimes Financeiros (IAFCI), divulgou um guia completo com orientações importantes para a hospedagem online. As recomendações incluem ações simples, como proteger as senhas e manter todas as transações dentro da plataforma.

Com o aumento da sofisticação dos golpes virtuais, os criminosos têm utilizado sites falsos, mensagens de texto e redes sociais para enganar pessoas em busca de ofertas de viagens. Somente nos últimos 12 meses, a equipe dedicada do Airbnb detectou e neutralizou quase 2,5 mil domínios falsos em todo o mundo. Isso mostra a importância de se atentar à hospedagem online.

Saiba como evitar golpes na hora de adquirir a hospedagem online:

  1. Desconfie de mensagens inesperadas: Evite clicar em links enviados por e-mail ou SMS que pareçam suspeitos. Caso tenha dúvidas, acesse diretamente o site oficial do Airbnb enviando airbnb.com no navegador.
  2. Crie senhas fortes: Opte por codificação longa e exclusiva. Ative a autenticação de dois fatores para aumentar a segurança e, caso receba alertas de tentativas de acesso não autorizado, altere a senha imediatamente.
  3. Cuidado com ofertas irresistíveis: Preços muito baixos ou pressões para pagar rapidamente são sinais de alerta na hospedagem online. Sempre revise os detalhes da oferta e compare opções.
  4. Verifique URLs antes de pagar: Confirme se não está no site oficial da plataforma. Nunca realize pagamentos fora do Airbnb, como por transferências bancárias ou criptomoedas.
  5. Prefira métodos de pagamento seguros: Cartões de crédito e Pix são alternativas mais confiáveis, pois oferecem maior proteção em caso de fraude.
  6. Leia avaliações e comentários: Antes de finalizar uma reserva na hospedagem online, analise as avaliações de outros hóspedes e tire dúvidas diretamente com o apresentado por meio da plataforma.
  7. Relacione suspeitas imediatamente: Utilize os recursos do Airbnb para denunciar mensagens ou anúncios suspeitos. O suporte ao cliente está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, e o AirCover para hóspedes oferece proteção adicional em reservas feitas na plataforma.

Medidas de proteção do Airbnb

O Airbnb, que se baseia na confiança entre anfitriões e hóspedes, reforça o investimento em sistemas e equipes que atuam de forma proativa para prevenir fraudes em hospedagem online. Entre as ações destacadas estão:

  • Troca de mensagens seguras entre hóspedes e anfitriões dentro da plataforma.
  • Proteção no pagamento , com retenção do valor da estadia por até 24 horas após o check-in.
  • Lembretes constantes para que transações e comunicações ocorram exclusivamente no site ou aplicativo oficial.

Segurança

Ao manter a comunicação e os pagamentos dentro do Airbnb, os usuários têm acesso a recursos exclusivos, como retenção de pagamentos até 24 horas após o check-in e suporte em caso de problemas. A empresa destaca que sair da plataforma para realizar transações pode colocar o viajante em risco, além de anular as coberturas oferecidas pela hospedagem online.

Receba as principais notícias diariamente em seu celular. Entre no canal de WhatsApp do portal Gazeta Culturismo clicando aqui.


Autor: Pollyana Cicatelli

Jornalista com pós-graduação em Comunicação Organizacional e especialista em Cultura, Arte e Entretenimento. Com ampla experiência em assessoria de imprensa para eventos, também compôs redações de vários veículos de comunicação. Já atuou como agente de viagens e agora se aventura no cinema como roteirista e diretora de animação.

Copyright © 2024 // Todos os direitos reservados.