Novas tendências no planejamento de viagens para driblar altos custos, como o uso da IA, estão transformando o setor ao redor do mundo
Apesar da instabilidade econômica e dos conflitos geopolíticos, o desejo de viajar continua forte. Segundo o relatório The Spring 2025 Travel Pulse, da empresa de mídia comercial Criteo, viajar ainda é prioridade para muitas pessoas, mesmo com a necessidade de ajustes financeiros.
A pesquisa entrevistou mais de 14 mil viajantes e profissionais do setor em diversos segmentos, e revelou também uma dependência crescente da inteligência artificial, além de um comportamento mais criterioso na hora de reservar viagens.
“O aumento dos custos certamente está impactando as decisões – 45% dos viajantes dizem que estão ajustando seus planos como resultado”, afirma Tiago Cardoso, Diretor Geral da Criteo para a América Latina. Entretanto, ele destaca: “viajar ainda não é negociável para muitos. Metade dos entrevistados globais vê isso como essencial para seu estilo de vida”.
Os consumidores estão gastando mais tempo pesquisando antes de decidir como, quando e para onde viajar. Em média, são necessários nove dias para reservar um voo e 12 dias para definir a hospedagem. A escolha do hotel, aliás, é avaliada até cinco vezes mais do que a do voo, mostrando que a concorrência nesse setor está cada vez mais acirrada.
Para as marcas, isso significa que visibilidade durante todo o processo de compra e estratégias de anúncios eficazes são fundamentais. O viajante não quer apenas o mais barato, mas a melhor opção para sua experiência desejada.
Embora hotéis ainda sejam a preferência de 70% dos viajantes, há um crescimento expressivo na busca por aluguel de imóveis (26%), camping (14%) e cruzeiros (9%). A diversidade mostra o interesse por experiências mais autênticas e personalizadas.
O meio de transporte também está se diversificando. Aviões ainda lideram (54%), mas trens (35%), aluguel de carros (23%) e serviços de compartilhamento de carro (10%) vêm ganhando espaço. O uso de veículos próprios, por outro lado, está em queda.
Existe outro detalhe relevante: os Millennials e a Geração Z preferem viajar de avião e trem, enquanto a Geração X e os Boomers continuam fiéis ao carro pessoal. Essas informações são valiosas para campanhas personalizadas de marketing, conforme o perfil de público.
O uso da inteligência artificial no planejamento de viagens não para de crescer. De acordo com a pesquisa, 41% dos consumidores usam IA para buscar atividades e excursões, o mesmo percentual para ideias de destino. Além disso, 40% procuram sugestões de hospedagem e 39% pedem indicações de restaurantes e jantares.
A IA está cada vez mais presente como ferramenta de inspiração e decisão ao viajar, oferecendo agilidade e personalização no processo de escolha. Os viajantes querem montar roteiros únicos e otimizados, e para isso estão se apoiando no novo aliado digital.
A fidelização ainda depende de fatores clássicos. 45% valorizam um bom suporte ao cliente e 44% esperam preços consistentes. No entanto, 64% consideram avaliações positivas de terceiros como fator decisivo para fechar a reserva.
A possibilidade de cancelamento gratuito, citada por 52% dos entrevistados, também se tornou um critério de peso. Em tempos de incertezas, viajar com flexibilidade é sinônimo de confiança.
No geral, a pesquisa revela que, mais do que nunca, o setor precisa acompanhar as mudanças no comportamento dos consumidores, integrar tecnologia e oferecer experiências que dialoguem com os desejos de um viajante cada vez mais exigente e conectado.
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