Turismo e experiências: como cada viagem marca nossa história para sempre
Viajar é muito mais do que visitar um destino e voltar com a mala cheia de lembranças. Eu gosto de dizer que viajar é um investimento de vida. Não importa se a jornada é feita com todo o glamour ou com o orçamento contado: o que a gente leva é algo que fica guardado para sempre na memória. São histórias, aprendizados, trocas a até perrengues – voltamos transformados pelas experiências que vivemos.
Quem não se lembra da sua primeira viagem marcante? Seja para ver pela primeira vez o mar, ir de uma cidade a outra para visitar alguém especial ou até um dos pontos turísticos mais famosos do mundo. O que importa é como esse destino vai nos marcar.
Eu não lembro da minha primeira ida à praia, mas lembro da primeira vez que subi em um avião. Eu tinha 10 anos e fui visitar minha tia em Porto Trombetas (distrito do município de Oriximiná, no Oeste do Pará, cercado pela natureza exuberante da Floresta Nacional de Saracá-Taquera, área protegida de uso sustentável, e pelo rio Trombetas).
Saímos de São Paulo em pleno julho, com aquele frio típico do inverno, e chegamos ao calor úmido do Norte. Nunca vou esquecer: minha mãe carregando uma pilha de roupas no aeroporto de Manaus, enquanto minha irmã e eu tentávamos nos livrar do calor. A volta também foi uma aventura: o avião fez o famoso “pinga-pinga”, parando em quase todas as capitais, já que os voos eram mais escassos naquela época. Saímos de manhã e só chegamos à noite.
Depois vieram outras viagens em família, de excursão com a CVC, com o colégio, viagem de formatura, sozinha, com namorado, marido e, novamente, em família – agora com as minhas filhas.
Cada destino deixou uma marca na minha história. A viagem de 2006 para Paris e Alemanha, por exemplo, foi um marco. Foram anos juntando dinheiro, planejando e calculando o quanto eu precisaria para viver esse sonho. Fui sem celular, sem cartão de crédito, sem saber francês ou ter domínio do alemão. Tinha um sonho a ser realizado e o dinheiro bem contado. Essa viagem se tornou a prova que eu era capaz de ter conquistas incríveis com o meu dinheiro, com o suor do meu trabalho.
E se ainda não é possível cruzar fronteiras, por que não sonhar com os destinos? Vale até fazer de conta – viajar sem sair de casa. E eu fiz algumas vezes com as minhas filhas durante a pandemia. Passaporte, passagem aérea, carimbo de imigração… sim, tínhamos todos os itens para a “viagem”. “Visitamos” México, Nova York, Suíça e Paris do conforto da minha casa – e as crianças amaram! Falam destas viagens até hoje. Eu criei todo o universo para que fosse lúdico: tinha horário de embarque, filme relacionado ao destino, culinária daquele lugar, algo da cultura.
Hoje, as redes sociais com suas fotos e vídeos nos permitem experienciar um pouco do universo das viagens. Geram desejo, nos fazem fazer planos, programar, trocar experiências com outros viajantes, para que tudo seja perfeito! O céu é o limite!
Não espere desta coluna mil dicas de destinos – claro que algumas irão aparecer -, mas sim um convite a vivenciar histórias, memórias e reflexões que mostram que o turismo é feito de vivências, de experiências. Minha única certeza é que cada viagem nos traz a oportunidade de se conectar consigo mesmo, com o outro e com o mundo.
Por Daniele Flöter – jornalista e apaixonada por experiências.
Conecte-se comigo pelo [email protected] | @maeagoraeusou
Este conteúdo é de total responsabilidade de seu colunista, que colabora de forma independente com o portal Gazeta Culturismo. Portanto, a Culturismo Comunicação Ltda não se responsabiliza pelos materiais apresentados por este autor.
Receba as principais notícias diariamente em seu celular. Entre no canal de WhatsApp do portal Gazeta Culturismo clicando aqui.
Daniele Flöter é jornalista formada pela PUC-SP e apaixonada por viagens. Mãe de duas adolescentes, adora viajar com o marido e as filhas. Encara viagens de trabalho e também sozinha com a mesma disposição. Seja com o passaporte brasileiro ou alemão, a meta é não perder uma boa oportunidade. Afinal, uma experiência que gera memórias é um investimento único. Se quiser falar sobre viagens, pode me chamar: [email protected] | @maeagoraeusou
Copyright © 2024 // Todos os direitos reservados.