Dinâmica da votação segue um formato simples na maioria das categorias
A votação para definir os vencedores do Oscar 2025 já está em andamento e vai até o próximo dia 18 de fevereiro. Após a fase de indicações, que contou com votação restrita a categorias específicas, agora todos os membros da Academia têm liberdade para votar em qualquer categoria, marcando uma diferença importante neste ano.
Na fase anterior, os votantes se restringiam a votar apenas nas categorias relacionadas às suas especialidades — por exemplo, diretores votavam em direção. No entanto, a partir de agora, todos os membros podem selecionar seus favoritos em qualquer uma das categorias do Oscar, tornando a votação mais ampla.
No entanto, não é exigido que os membros assistam a todos os filmes indicados ou que votem em todas as categorias. A recomendação é que assistam ao maior número possível de produções e votem somente naquelas que efetivamente visualizaram. Caso prefiram, podem optar por se abster de participar de uma votação em determinada categoria.
A dinâmica da votação segue um formato simples na maioria das categorias: o filme com mais votos leva o prêmio. No entanto, há uma exceção significativa: a categoria de Melhor Filme. Para essa categoria, a votação funciona de maneira diferente. Os membros devem listar os indicados em ordem de preferência, e a produção que receber 50% ou mais dos votos de “primeiro lugar” é declarada vencedora.
Se nenhum filme atingir esse percentual, o filme com menos votos é eliminado, e as listas que haviam colocado esse filme em primeiro lugar terão seus votos redistribuídos para o segundo colocado, e assim por diante. Esse processo continua até que um filme consiga atingir a marca dos 50% dos votos.
Na categoria de Melhor Filme Internacional, disputada por “Ainda Estou Aqui“, existe uma restrição adicional. Apenas os membros da Academia que assistiram a todos os cinco filmes indicados podem votar para eleger o vencedor. A cerimônia do Oscar 2025 será realizada no dia 2 de março e será transmitida ao vivo no Brasil a partir das 21h pelos canais TNT e Max.
Essa votação, que ocorre de forma secreta e virtual, garante a privacidade dos votos até o grande dia da cerimônia. Apenas duas pessoas, representantes da auditora PricewaterhouseCoopers, sabem os resultados antes do anúncio oficial. São essas duas figuras que transportam as maletas com os envelopes dos vencedores durante a premiação.
Receba as principais notícias diariamente em seu celular. Entre no canal de WhatsApp do portal Gazeta Culturismo clicando aqui.
Jornalista com pós-graduação em Marketing Digital e Branding. Possui ampla experiência em telejornalismo, tendo integrado redações de diversos veículos de comunicação. Atuou como repórter de campo e, atualmente, dedica-se ao universo do turismo, entretenimento e cultura, explorando novas narrativas e conexões.
Copyright © 2024 // Todos os direitos reservados.