Vencedor receberá R$ 70 mil
As inscrições para o prêmio “Brasil Tá Pra Game”, iniciativa da Embratur em parceria com a Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Games (Abragames), foram encerradas no último dia 31 de julho. A competição, que visa reconhecer inovações na promoção do turismo através de jogos digitais, recebeu um total de 59 inscrições. A lista dos projetos habilitados para a fase final será divulgada no dia 10 de agosto.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, firmou a colaboração para a realização do “Brasil Tá Pra Game” com a Abragames em 26 de junho, durante o Gamescom Latam, o principal evento de jogos da América Latina. O supervisor de Audiovisual e Economia Criativa da Embratur, Christiano Braga, destacou que a resposta foi “um sucesso e ultrapassou as expectativas”.
Braga ressaltou: “A gente acredita que essa premiação será um estímulo para o nascimento de novos jogos que promovam o turismo. E não deixa de ser um mapeamento da oferta de games de turismo existentes. Nossa expectativa é que nos próximos anos essa oferta aumente, e que a gente possa sensibilizar o trade turístico para essa ferramenta como forma de promover destinos e também de qualificar a jornada do turista estrangeiro no Brasil”.
Marcelo Freixo reforçou que a parceria entre Embratur e Abragames busca engajar os gamers a explorar o Brasil e incentivar os destinos brasileiros a adotar os jogos digitais como estratégia de promoção turística. “Estamos falando de uma indústria que ocupa a segunda posição entre os negócios de entretenimento no mundo, atrás apenas do segmento de conteúdos para televisão”, destacou.
Freixo acrescentou: “Nós queremos, através dessa iniciativa, motivar os viajantes e melhorar a experiência do turista internacional no Brasil. Essa é uma estratégia ainda pouco utilizada, mas que tem muito potencial. E como a gente sempre diz, mais turista internacional é mais dinheiro girando na economia, mais desenvolvimento, emprego e renda e, como a Embratur vem trabalhando com todo o trade turístico, mais sustentabilidade e cuidado com o meio ambiente”.
O prêmio contemplará duas categorias: Jogos de Promoção do Destino Turístico e Jogos de Engajamento e Experiência Turística. A primeira categoria premiará jogos que promovam destinos turísticos e apresentem informações sobre a cultura local, enquanto a segunda será voltada a games que proporcionem experiências imersivas, como jogos baseados em localização e jogos sociais que integrem elementos culturais.
Os critérios de seleção durante o “Brasil Tá Pra Game” incluem a exigência de que os jogos sejam desenvolvidos por empresas brasileiras, tenham sido lançados comercialmente a partir de 1º de janeiro de 2020 e estejam disponíveis em plataformas como PC, consoles, navegadores web, tablets e celulares. Além disso, os jogos devem possuir arte própria e ser originais.
Após a divulgação dos selecionados, os concorrentes participarão do Pitch Day, marcado para 2 de setembro. O resultado final do “Brasil Tá Pra Game” será anunciado no dia 20 de setembro. O vencedor do prêmio receberá R$ 70 mil, enquanto os segundo e terceiro lugares serão premiados com R$ 40 mil cada.
Receba as principais notícias diariamente em seu celular. Entre no canal de WhatsApp do portal Gazeta Culturismo clicando aqui.
Biólogo por formação, atualmente cursando Engenharia Ambiental. Apreciador de filmes e jogos de vários gêneros. Começou a escrever web novels, até chegar a posição de repórter.
Copyright © 2024 // Todos os direitos reservados.