Vencedor receberá R$ 70 mil
As inscrições para o prêmio “Brasil Tá Pra Game”, iniciativa da Embratur em parceria com a Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Games (Abragames), foram encerradas no último dia 31 de julho. A competição, que visa reconhecer inovações na promoção do turismo através de jogos digitais, recebeu um total de 59 inscrições. A lista dos projetos habilitados para a fase final será divulgada no dia 10 de agosto.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, firmou a colaboração para a realização do “Brasil Tá Pra Game” com a Abragames em 26 de junho, durante o Gamescom Latam, o principal evento de jogos da América Latina. O supervisor de Audiovisual e Economia Criativa da Embratur, Christiano Braga, destacou que a resposta foi “um sucesso e ultrapassou as expectativas”.
Braga ressaltou: “A gente acredita que essa premiação será um estímulo para o nascimento de novos jogos que promovam o turismo. E não deixa de ser um mapeamento da oferta de games de turismo existentes. Nossa expectativa é que nos próximos anos essa oferta aumente, e que a gente possa sensibilizar o trade turístico para essa ferramenta como forma de promover destinos e também de qualificar a jornada do turista estrangeiro no Brasil”.
Marcelo Freixo reforçou que a parceria entre Embratur e Abragames busca engajar os gamers a explorar o Brasil e incentivar os destinos brasileiros a adotar os jogos digitais como estratégia de promoção turística. “Estamos falando de uma indústria que ocupa a segunda posição entre os negócios de entretenimento no mundo, atrás apenas do segmento de conteúdos para televisão”, destacou.
Freixo acrescentou: “Nós queremos, através dessa iniciativa, motivar os viajantes e melhorar a experiência do turista internacional no Brasil. Essa é uma estratégia ainda pouco utilizada, mas que tem muito potencial. E como a gente sempre diz, mais turista internacional é mais dinheiro girando na economia, mais desenvolvimento, emprego e renda e, como a Embratur vem trabalhando com todo o trade turístico, mais sustentabilidade e cuidado com o meio ambiente”.
O prêmio contemplará duas categorias: Jogos de Promoção do Destino Turístico e Jogos de Engajamento e Experiência Turística. A primeira categoria premiará jogos que promovam destinos turísticos e apresentem informações sobre a cultura local, enquanto a segunda será voltada a games que proporcionem experiências imersivas, como jogos baseados em localização e jogos sociais que integrem elementos culturais.
Os critérios de seleção durante o “Brasil Tá Pra Game” incluem a exigência de que os jogos sejam desenvolvidos por empresas brasileiras, tenham sido lançados comercialmente a partir de 1º de janeiro de 2020 e estejam disponíveis em plataformas como PC, consoles, navegadores web, tablets e celulares. Além disso, os jogos devem possuir arte própria e ser originais.
Após a divulgação dos selecionados, os concorrentes participarão do Pitch Day, marcado para 2 de setembro. O resultado final do “Brasil Tá Pra Game” será anunciado no dia 20 de setembro. O vencedor do prêmio receberá R$ 70 mil, enquanto os segundo e terceiro lugares serão premiados com R$ 40 mil cada.
Biólogo por formação, atualmente cursando Engenharia Ambiental. Apreciador de filmes e jogos de vários gêneros. Começou a escrever web novels, até chegar a posição de repórter.
Copyright © 2024 // Todos os direitos reservados.