Circuito das Cavalhadas 2025: confira a agenda completa para o estado de Goiás

Celebração irá ocorrer em 15 municípios do estado

Circuito das Cavalhadas é patrimônio cultural (Foto: Michely Mattos)

Goiás dá largada ao Circuito das Cavalhadas 2025 com uma promessa ambiciosa: transformar a tradicional festa em patrimônio cultural de alcance nacional. O anúncio oficial foi feito pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), que apresentou a programação completa do evento. Ao todo, 15 municípios goianos recebem as festividades entre os dias 31 de maio e 14 de setembro, com atividades totalmente gratuitas.

Neste ano, o governo estadual foca na valorização do patrimônio imaterial e no fortalecimento da identidade goiana, utilizando as Cavalhadas como vetor de desenvolvimento cultural, turístico e econômico.

“Estamos apostando alto na nacionalização do nosso calendário. Queremos que as Cavalhadas sejam uma porta de entrada para que os visitantes conheçam, a partir desta programação, as belezas dos nossos municípios, bem como a hospitalidade e história dos goianos”, explicou a secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes.

Investimento expressivo e abrangência regional

Com um aporte de R$4 milhões, o Governo de Goiás vai custear despesas como montagem de estruturas, sinalização, arquibancadas, figurinos, segurança e divulgação das festas. A iniciativa faz parte de uma estratégia de interiorização das ações culturais, com ênfase na preservação histórica e educação patrimonial. Desde 2019, já foram investidos mais de R$15 milhões para estruturar e ampliar o circuito.

As Cavalhadas são uma encenação histórica que remonta às batalhas entre cristãos e mouros na Península Ibérica, entre os séculos IX e XV. Em cena, dois grupos com 12 cavaleiros cada duelam em uma coreografia marcada por cores, símbolos religiosos e trajes típicos.

Um dos momentos mais esperados das celebrações é a presença dos Mascarados, personagens irreverentes que simbolizam o povo. Eles desfilam pelas ruas, a cavalo ou a pé, arrancando risos e aplausos do público com suas algazarras e performances cômicas. As batalhas costumam durar entre dois e três dias, culminando sempre com a vitória dos cristãos, seguida da conversão dos mouros ao cristianismo.

Confira a programação completa do Circuito das Cavalhadas 2025:

Luziânia: 31 de maio
Santa Cruz de Goiás: 7 e 8 de junho
Posse: 7 e 8 de junho
Jaraguá: 8 e 9 de junho
Pirenópolis: 8, 9 e 10 de junho
São Francisco de Goiás: 14 e 15 de junho
Palmeiras de Goiás: 20, 21 e 22 de junho
Hidrolina: 20, 21 e 22 de junho
Crixás: 28 e 29 de junho
Niquelândia: 5 e 6 de julho
Santa Terezinha de Goiás: 19 e 20 de julho
Cidade de Goiás: 29 e 30 de agosto
Corumbá de Goiás: 5, 6 e 7 de setembro
Pilar de Goiás: 6 e 7 de setembro
Silvânia: 20 e 21 de setembro

Receba as principais notícias diariamente em seu celular. Entre no canal de WhatsApp do portal Gazeta Culturismo clicando aqui.


Autor: João Pedro Oliveira

Biólogo por formação, atualmente cursando Engenharia Ambiental. Apreciador de filmes e jogos de vários gêneros. Começou a escrever web novels, até chegar a posição de repórter.

Copyright © 2024 // Todos os direitos reservados.