Veja quais são as normas que regulam a escolha de assentos em aviões
Após a repercussão de um vídeo nas redes sociais, no qual uma mãe exige que uma passagem troque de lugar com uma criança para que ela possa sentar na janela, muitos internautas se questionaram sobre as regras que regem situações como essa.
No vídeo, a passageira escolheu não ceder seu lugar para a criança e, posteriormente, fez uma nova publicação explicando que havia adquirido aquela poltrona para se sentir mais seguro durante a viagem de avião.
O caso gerou questionamentos sobre os direitos de cada parte envolvida. Afinal, quais são as normas que regulam a escolha de assentos na janela do avião?
De acordo com a Portaria nº 13.606/SAS, de 2023, da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), as companhias aéreas são obrigadas a disponibilizar, sem custo adicional, assentos conjuntos para pais ou responsáveis e menores de 16 anos. No entanto, a orientação não exige que esses assentos sejam necessariamente na janela do avião.
É fato que muitos passageiros preferem os assentos junto à janela, especialmente crianças. No entanto, para garantir esse lugar, a única alternativa é pagar pela reserva da poltrona com antecedência. Caso contrário, a seleção dos assentos será feita automaticamente pela companhia aérea.
Receba as principais notícias diariamente em seu celular. Entre no canal de WhatsApp do portal Gazeta Culturismo clicando aqui.
Jornalista com pós-graduação em Comunicação Organizacional e especialista em Cultura, Arte e Entretenimento. Com ampla experiência em assessoria de imprensa para eventos, também compôs redações de vários veículos de comunicação. Já atuou como agente de viagens e agora se aventura no cinema como roteirista e diretora de animação.
Copyright © 2024 // Todos os direitos reservados.