Mostra gratuita ocupa a Vila Cultural Cora Coralina a partir de 1º de agosto com obras inspiradas nos signos do zodíaco
A partir do dia 1º de agosto, o público de Goiânia poderá conferir de perto a exposição “Caelestis”, na Vila Cultural Cora Coralina, que traz um conjunto de esculturas gigantes vestidas com roupas inspiradas nos signos do zodíaco. A visitação é gratuita e segue até o dia 7 de setembro, sempre das 9h às 17h.
A mostra é resultado de um trabalho colaborativo entre estudantes de moda, mestres artesãos e o Senac Goiás, com apoio do Governo de Goiás e da Secretaria Estadual da Cultura. O projeto nasceu para incentivar a formação criativa, fortalecer a produção artesanal local e expandir o acesso à arte em espaços públicos.
Sob direção criativa do renomado designer Jum Nakao, os participantes desenvolveram uma coleção que une astrologia, moda e escultura em peças que dialogam com o imaginário coletivo e os saberes ancestrais.
Cada um dos doze signos foi representado por um figurino de passarela e uma escultura de grande escala, reunindo ao todo 24 obras originais. A concepção e produção do projeto envolveram 19 alunos do Senac e 31 artesãos do distrito de Olhos D’Água, em Luziânia, cuja participação agregou técnicas e narrativas locais ao processo.
“A Caelestis é um tributo ao trabalho colaborativo. Ampliar essa experiência para o público na Vila Cultural é parte do nosso papel enquanto instituição transformadora”, afirma Leopoldo Veiga Jardim, diretor regional do Sesc e Senac.
As peças foram criadas durante a segunda edição do Senac Fashion School, curso gratuito voltado à qualificação de jovens estilistas. A união do design experimental com materiais sustentáveis e o diálogo com a cultura popular resultou em criações que fogem dos padrões comerciais da moda.
Durante o tempo de exibição, a Vila Cultural Cora Coralina e o Centro Cultural Octo Marques, no Setor Central, receberão também palestras, oficinas e feiras temáticas. A programação inclui reuniões sobre moda consciente, roda de conversa com estilistas e atividades abertas ao público, ampliando a experiência da exposição.
O projeto já teve destaque em outras ocasiões, como na Casa Cor Goiás 2025 e durante uma visita de embaixadores no Senac Alexânia. Agora, ao chegar ao centro da capital, pretende envolver o público urbano e valorizar ainda mais a economia criativa regional.
A exposição presta homenagem aos profissionais envolvidos e à artesã Waldira dos Ipês (in memoriam). “O Senac Fashion School representa o compromisso do nosso Sistema com a qualificação profissional e com a valorização da moda como expressão cultural e linguagem criativa”, destaca Marcelo Baiocchi Carneiro, presidente da Fecomércio GO.
– 1/8 a 7/9: Exposição “Caelestis”, das 9h às 17h, na Vila Cultural Cora Coralina
– 2 e 3/8: Feira de Artesanato de Olhos D’Água, das 9h às 17h, na Vila Cultural Cora Coralina
– 5/8: Roda de Conversa “Café Fashion”, às 19h, na Vila Cultural Cora Coralina
– 13/8: Talk “Moda e Arte em Diálogo – Caminhos Para a Sustentabilidade”, às 19h, na Vila Cultural Cora Coralina
– 27 e 28/8: Oficinas de Costura Criativa, das 9h às 17h, no Centro Cultural Octo Marques, no Edifício Parthenon Center
SE LIGA
Exposição "Caelestis" - Senac Fashion School
Data: 1/8 a 7/9
Horário: 9h às 17h
Local: Vila Cultural Cora Coralina (R. 3, s/n - St. Central, Goiânia - GO) e Centro Cultural Octo Marques (R. 4, 515 - St. Central, Goiânia - GO)
Valor: entrada gratuita
Receba as principais notícias diariamente em seu celular. Entre no canal de WhatsApp do portal Gazeta Culturismo clicando aqui.
Copyright © 2024 // Todos os direitos reservados.