O chatbot Grok 3 foi projetado com mecanismos de autocorreção
A empresa de inteligência artificial (IA) do bilionário Elon Musk, xAI, apresentou nesta segunda-feira (18), o Grok 3, a versão mais avançada de seu chatbot. O lançamento marca uma nova etapa na disputa pelo domínio do mercado de IA, colocando Musk em competição direta com gigantes como o ChatGPT, da OpenAI, e a chinesa DeepSeek.
Musk descreveu o Grok 3 como “assustadoramente inteligente”, destacando que a nova versão utiliza 10 vezes mais recursos computacionais do que seu antecessor, lançado em agosto de 2023. O chatbot foi projetado com mecanismos de autocorreção que visam evitar os chamados erros de “alucinações”, comuns em sistemas de IA, que levam os chatbots a processar informações falsas ou enganosas como se fossem verdadeiras.
“Grok 3 tem capacidades de raciocínio muito poderosas. Nos testes que realizamos até agora, ele está superando tudo o que já foi lançado, pelo que sabemos, o que é um bom sinal”, afirmou Musk durante uma videoconferência na Cúpula Mundial de Governos, realizada em Dubai na semana passada.
O lançamento do Grok 3 ocorre em um momento de intensa competição no setor de IA, com empresas globais investindo pesado em tecnologias cada vez mais sofisticadas e lucrativas. A DeepSeek, por exemplo, surpreendeu o mercado no mês passado com o lançamento da plataforma R1, que combina baixo custo e alta qualidade, desafiando a hegemonia dos Estados Unidos no desenvolvimento dessa tecnologia.
Além disso, o Grok 3 coloca Musk em rota de colisão com Sam Altman, CEO da OpenAI e ex-colaborador, agora transformado em rival declarado. O confronto entre os dois reflete a crescente rivalidade no setor, onde inovações são lançadas em ritmo acelerado.
O anúncio do novo chatbot também coincide com um momento polêmico na trajetória de Musk. O bilionário, considerado o homem mais rico do mundo, está utilizando os amplos poderes concedidos pelo ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para reestruturar e desmantelar agências federais. Esse processo, que envolve cortes de gastos sem precedentes, tem levantado preocupações sobre conflitos de interesse, já que muitas dessas agências regulam partes do vasto império empresarial de Musk, que inclui a rede social X, a montadora Tesla e a empresa aeroespacial SpaceX.
Enquanto o Grok 3 busca consolidar a xAI como uma das líderes do setor de IA, o mercado global continua em ebulição, com avanços tecnológicos e disputas estratégicas que prometem redefinir o futuro da inteligência artificial.
Receba as principais notícias diariamente em seu celular. Entre no canal de WhatsApp do portal Gazeta Culturismo clicando aqui.
Jornalista com pós-graduação em Marketing Digital e Branding. Possui ampla experiência em telejornalismo, tendo integrado redações de diversos veículos de comunicação. Atuou como repórter de campo e, atualmente, dedica-se ao universo do turismo, entretenimento e cultura, explorando novas narrativas e conexões.
Copyright © 2024 // Todos os direitos reservados.