Pirenópolis retoma atividades turísticas após chuvas e alagamentos

Danos materiais concentraram-se principalmente em um hotel e em duas residências

Comércio de Pirenópolis já funciona sem interrupções, e a vida na cidade segue seu ritmo habitual (Foto: Divulgação)

As fortes chuvas que atingiram a cidade histórica de Pirenópolis no último domingo (16) geraram cenas de alagamentos e preocupação entre moradores e turistas. Vídeos que circularam nas redes sociais mostraram a intensidade do temporal, levando muitos visitantes com reservas em pousadas e casas de temporada a questionarem a segurança de manterem suas viagens para o destino goiano.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o volume de chuva registrado na parte alta da cidade chegou a 51 milímetros, um índice considerado elevado para a região. Apesar dos impactos, a manhã desta segunda-feira (17) foi marcada pela retomada das atividades normais no município, que tem no turismo sua principal fonte de renda.

Localizada a aproximadamente 100 quilômetros de Goiânia e 150 quilômetros de Brasília, Pirenópolis registrou alagamentos em pontos específicos, como na Pousada Quinta Santa Bárbara Eco Resort, situada no centro histórico. No entanto, o comércio local já funcionava sem interrupções, e a vida na cidade seguia seu ritmo habitual.

Os danos materiais concentraram-se principalmente no hotel e em duas residências, que foram interditadas. Três pessoas ficaram desabrigadas, mas não houve registros de feridos. A Defesa Civil acionou o programa Goiás Solidário para prestar assistência às famílias afetadas, que também recebem apoio da Prefeitura de Pirenópolis.

Em pronunciamento, o prefeito Nivaldo Melo destacou a rápida resposta às ocorrências e tranquilizou moradores e turistas. “Por estarmos em uma região serrana, as chuvas nesta época do ano são mais intensas. Mesmo com a força do temporal, a cidade voltou ao normal em poucas horas. Tudo está funcionando a pleno vapor, e estamos reforçando as ações de prevenção para eventuais situações futuras”, afirmou.

Apesar dos transtornos, a administração municipal garante que a situação está sob controle e que Pirenópolis continua pronta para receber visitantes, principalmente no fim de semana de pré-carnaval que se aproxima. “Reforçamos a importância de a população permanecer atenta e acionar os órgãos competentes em caso de emergência.”, complementa a nota da prefeitura aos moradores e turistas.

Receba as principais notícias diariamente em seu celular. Entre no canal de WhatsApp do portal Gazeta Culturismo clicando aqui.


Autor: Alexandre  Paes

Jornalista com pós-graduação em Marketing Digital e Branding. Possui ampla experiência em telejornalismo, tendo integrado redações de diversos veículos de comunicação. Atuou como repórter de campo e, atualmente, dedica-se ao universo do turismo, entretenimento e cultura, explorando novas narrativas e conexões.

Copyright © 2024 // Todos os direitos reservados.