Dois machos e uma fêmea nasceram em 2024 e 2025
Uma façanha científica que parecia saída de um roteiro de ficção agora é realidade: três filhotes de lobo terrível (dire wolf), uma espécie extinta há cerca de 12,5 mil anos, nasceram graças ao trabalho da Colossal Biosciences, empresa de biotecnologia com sede em Dallas(EUA).
A equipe de cientistas utilizou DNA milenar recuperado de um dente de 13 mil anos e de um crânio de 72 mil anos, combinando clonagem, edição genética avançada e técnicas da biologia sintética. Os genes foram inseridos em células de lobo cinzento, parente mais próximo do lobo pré-histórico, até chegar ao nascimento de dois machos e uma fêmea (Rômulo, Remo e Khaleesi), em outubro de 2024 e janeiro de 2025.
As criaturas híbridas, recriadas com base no genoma do Aenocyon dirus, agora vivem em uma área protegida de 2 mil acres não revelada, monitoradas por câmeras e drones. A instalação, segundo a Colossal, possui certificação da American Humane Society e está registrada no Departamento de Agricultura dos EUA.
“Este marco enorme é o primeiro de muitos exemplos futuros demonstrando que nossa pilha de tecnologia de desextinção de ponta a ponta funciona”, declarou Ben Lamm, CEO da empresa. As gestações foram possíveis com substitutas caninas, especialmente cães de grande porte e mestiços, uma técnica considerada menos invasiva.
A Colossal também revelou que aplicou essa abordagem para criar duas ninhadas de lobos vermelhos clonados, a espécie de lobo mais ameaçada de extinção nos Estados Unidos. De acordo com informações da CNN, a empresa também vem trabalhando para ressuscitar o mamute, o dodô e o tigre da Tasmânia desde 2021.
O lobo terrível (dire wolf) é famoso no universo do entretenimento. O animal apareceu em diversas temporadas da série “Game of Thrones”, no jogo de RPG “Dungeons & Dragons” e em “ARK: Survival Evolved”.
No universo musical, em 1970 a banda Grateful Dead lançou a canção “Dire Wolf”.
Receba as principais notícias diariamente em seu celular. Entre no canal de WhatsApp do portal Gazeta Culturismo clicando aqui.
Jornalista pós-graduada em Comunicação Organizacional e especialista em Cultura, Arte e Entretenimento. Com ampla experiência em assessoria de imprensa para eventos, também compôs redações de vários veículos de comunicação. Já atuou como agente de viagens e agora se aventura no cinema como roteirista de animação.
Copyright © 2024 // Todos os direitos reservados.