Buscas refletem desempenho da região Nordeste, que ocupa 53% das preferências nacionais
Com a chegada do Verão, o desejo por viagens ganha força entre os brasileiros. Segundo o estudo “Tendências de Turismo Verão 2025 – Comportamento da População Brasileira“, realizado pelo Ministério do Turismo (MTur) em parceria com a Nexus – Pesquisa e Inteligência de Dados, 35% dos brasileiros planejam viajar a lazer até o mês de fevereiro de 2025. Entre os destinos mais buscados pelos brasileiros estão os estados da Bahia e da Paraíba.
A Bahia continua como o estado mais cobiçado, escolhida por 16% dos entrevistados brasileiros, um aumento de 4 pontos percentuais em relação ao último verão. Com isso, o estado mantém sua posição de destaque, à frente de São Paulo (15%) e do Rio de Janeiro (14%), que ocupam o segundo e o terceiro lugares, respectivamente.
Embora a Bahia lidere, a Paraíba chamou atenção pelo salto em popularidade. O estado passou de 2% para 7% nas intenções de visita, sendo um destino em ascensão. As praias paradisíacas de Tambaba e Coqueirinho, além do charme histórico de João Pessoa, são os principais atrativos que têm atraído cada vez mais turistas.
João Pessoa, aliás, foi destaque em um levantamento da Booking.com, posicionando-se como uma das tendências globais para 2025, ao lado de destinos internacionais como San Pedro de Atacama (Chile) e Willemstad (Curaçao).
Os brasileiros demonstram clara preferência por destinos de sol e praia, que representam 54% das escolhas para as férias. A região Nordeste lidera com ampla margem, concentrando 53% das intenções de viagem, um aumento de 11 pontos percentuais em comparação ao ano anterior.
Outros estados nordestinos também apresentaram crescimento significativo. O Ceará subiu de 7% para 9%, enquanto Sergipe avançou de 1% para 4% entre os destinos mais buscados do Brasil.
Depois do Nordeste, o Sudeste é a segunda região mais procurada, com 37% das preferências. São Paulo (15%) e Rio de Janeiro (14%) são os principais destaques. Já o Sul aparece em terceiro lugar, mencionado por 20% dos entrevistados, com Santa Catarina registrando o maior crescimento na região, saltando de 9% para 12%.
As regiões Norte e Centro-Oeste, por sua vez, atraem cada uma 5% dos turistas de lazer no período.
O estudo foi realizado pela Nexus, que entrevistou 5.542 pessoas com idade a partir de 16 anos nas 27 Unidades da Federação (UFs). As entrevistas ocorreram entre 14 e 28 de outubro de 2024, com uma margem de erro de 2 pontos percentuais e intervalo de confiança de 95%. A pesquisa foi encomendada pela Secretaria de Comunicação da Presidência da República.
Receba as principais notícias diariamente em seu celular. Entre no canal de WhatsApp do portal Gazeta Culturismo clicando aqui.
Jornalista com pós-graduação em Comunicação Organizacional e especialista em Cultura, Arte e Entretenimento. Com ampla experiência em assessoria de imprensa para eventos, também compôs redações de vários veículos de comunicação. Já atuou como agente de viagens e agora se aventura no cinema como roteirista e diretora de animação.
Copyright © 2024 // Todos os direitos reservados.